O site da revista Info publicou, esta semana, uma matéria com 30 programas gratuitos para Windows. A lista abrange programas para várias finalidades, alguns deles muito úteis para os tradutores:
- VLC Media Player: mais leve que o Windows Media Player, abre a maioria dos formatos de arquivo de áudio e vídeo. É meu player padrão, tanto no Windows quanto no Mac.
- Antivírus: não pode faltar em absolutamente NENHUM computador. Vários especialistas já demonstraram que um computador desprotegido pode ser contaminado menos de dez minutos depois de conectado à internet. Além do AVG, do Avast e do Avira, sugeridos pela Info, tenho visto muitas críticas positivas ao Comodo Internet Security.
- Navegador para internet: considero o Internet Explorer o pior dos navegadores no mercado. Uso o Firefox e o Chrome (o Firefox principalmente pelo grande número de extensões disponíveis), mas o Opera e o Safari também são opções.
- Skype: excelente como substituto do telefone (a conta telefônica agradece muitíssimo) e do MSN nas mensagens de texto e transferência de arquivos. As transferências de arquivo costumam ser mais rápidas pela rede do Skype que pela do MSN.
- Xmarks: extensão do Firefox que sincroniza os favoritos de vários computadores, mesmo com sistemas operacionais diferentes. Aqui funciona entre Mac e Windows sem problema algum.
- Picasa: disponível para Mac e Windows, organiza e faz pequenos ajustes em imagens (elimina olhos vermelhos, recorta imagem, diminui o tamanho do arquivo para upload/envio da imagem). Também permite upload das fotos para um álbum na internet.
- FoxIt Reader: alternativa mais leve para o Adobe Reader.
- Dropbox: disco virtual que pode sincronizar arquivos em tempo real. Grátis até 2 GB. Uso e recomendo.
- CCleaner: utilitário para limpeza do registro e de arquivos temporários. Melhora o desempenho do computador.
- Gimp: editor de imagens parecido com o Photoshop. Mais simples, certamente, mas eficiente para usuários que não precisam de um canhão para matar mosquinhas.
- Open Office: semelhante ao Microsoft Office. As CAT Tools que funcionam no Word não vão funcionar nele, o que o inviabiliza como editor exclusivo para a maioria dos tradutores, mas pode ser bastante útil para converter arquivos para outros formatos, principalmente arquivos .doc ou .rtf que chegam com problema e não abrem no Word.
- Compactadores/descompactadores de arquivo: além do IZarc, sugerido na matéria, recomendo o 7-zip. Gratuito e fácil de usar.
- CutePDF: gera arquivo PDF a partir de qualquer programa do Windows.
- Mensagens: outro programa gratuito e útil é o Trillian, um programa de mensagens instantâneas compatível com MSN, ICQ, Skype, Google Talk, Facebook, Twitter e outros protocolos. Configurável e com interface bonita e intuitiva.
Legal, não só a matéria, mas todo site! parabéns pelas matérias!!
Obrigada, Vanessa! E volte sempre, pretendo manter o blog sempre atualizado. 😉